segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Desafio dos 100 Kata

Depois de um tempo estou de volta! Hoje irei falar um pouco sobre o Desafio dos 100 Kata desse ano.

Bom, como falei, esse ano convidei um amigo, Sensei Marcos (também 1º Dan) e juntos, fizemos o Desafio dos 100 Kata no Dia 30 de Outubro (sexta-feira). Ano passado eu tive a experiência de poder experimentar o desafio dos 100 kata, confesso que continua sendo nada fácil, quando chega nos 30, 40, 50 parece que nunca vai acabar e o corpo vai reagindo e é nessa hora que temos que continuar, afinal é um desafio e o objetivo é nunca desistir apesar das dificuldades.

Eu e Sensei Marcos já víamos de um dia cheio, treino de musculação (academia), a noite Sensei Marcos ainda tem Jiu-jitsu, enfim, nada disso é desculpa para nós, marcamos e completamos o Desafio dos 100 pela noite. Sorrindo por ter completado o desafio, afinal, era a primeira vez de Sensei Marcos, ele ficou estasiado como esse desafio pega rsrs.

Sorriso de felicidade por ter completado o desafio, mas também, pra disfarçar as dores do corpo! rsrs

Um fato curioso que percebi praticando junto com Sensei Marcos é que o ritmo muda. Iniciamos juntos fazendo a sequência da Série Heian, Tekki, depois, Jion, Bassai-Dai, Kanku-Dai, Jitte, Hangetsu, Sochin, treinamos essa sequência até os 50 Kata, claro, demos muitas variadas também no decorrer dos 50 Kata e enfim, pausa pra beber água e depois retornar para mais 50 Kata. Foi então que percebemos que o ritmo muda de acordo com cada um, tipo, quando estávamos praticando juntos havia um respeito sabe, um preocupação pelo tempo de cada um.

Quando partimos para os outro 50 Kata, resolvemos praticar separadamente, cada um praticando o Kata de sua escolha, cada um no seu espaço e tempo. Percebemos essa diferença, mas não quer dizer que um é pior que o outro, não! Isso demonstra o respeito pelo o outro e o quanto o Karatê-Dô proporciona no Karate-ka, isso que é manter a filosofia na prática. 

Por fim, foi um dia muito bom, fazendo o que eu mais gosto e aprendendo a cada dia e tornando a chama do Karatê-Dô sempre acesa! Saímos vivos e próximo ano terá mais, por quê não no final do ano?! rsrs Quem sabe terá mais!

Tempo de Execução do Desafio!


Fico por aqui!

Grande abraço!

Osu!!

Ganbatte!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Concentração



No decorrer do aprendizado no Karatê-Dô aprendemos bastantes formas para que o praticante tenha um aprendizado bastante trabalhado em termos mentais (psicológico), físicos (suportar, resistir, ter uma resistência sobre humana) e técnicos (toda parte de kihon, kata, kumitê). É de muita importância saber trabalhar com cada Karateca (praticante de Karatê-Dô) além da parte física e técnica do Karatê o significado e a importância da Mente, é preciso saber o que acontece com nós mesmos diariamente, aliás, estamos em constante evolução e pra isso é preciso dar a importância para a mente.

Se tivermos um controle da nossa própria mente, saberemos o que fazer com a parte física e técnica, parece simples falar, mas tem que haver um treino de meditação diariamente, é preciso ter concentração pra estudar e conhecer a nós mesmos, tem que sentar-se em posição de lótus e praticar zazen, estudar o EU anterior é primordial para qualquer Karateca que queira ter um desenvolvimento maior em seu aprendizado, nos estudos diários do Karatê-Dô e muitos outros aspectos, a mente tem um poder superior e ele está mudando constantemente, nossa mente de hoje não é a mesma de ontem e assim vai sucessivamente!

Por isso a concentração da nossa própria mente é um fator único; nosso pior inimigo é a gente mesmo, somos nós que tomamos as atitudes corretas ou não, somos nós que decidimos o que queremos de nós mesmos. Não basta apenas falar e falar tem que agir, colocar em prática aquilo que você mais deseja, não importa se é difícil, se agir colherá frutos, caso não, nada ocorrerá apenas o tempo terá passado e você não fez nada.

Falando um pouco sobre o meu momento de meditação, eu me coloco em zazen e começo a me estudar, saber o que de fato eu quero da minha vida, além do treinamento em si, pensar em várias situações, imaginar vários adversários, lá eu posso ter um controle maior sobre mim do que aqui no mundo real, é muito interessante e claro, muito importante para que cada Karateca estude os movimentos e aplique de forma firme e adequada.

Mas, para que haja um controle dos pensamentos requer muita “concentração”, é sair totalmente do âmbito real para um campo imaginário que pertence apenas a nós mesmos. Outro exemplo que posso citar é se você que alguma coisa que aconteça ou caso você deseja fazer alguma coisa que você gosta ou que não está conseguindo fazer e nem pensar... Apenas feche os olhos, fique na posição de zazen e comece a imaginar de forma naturalmente como você agiria ou como você queria que você agisse na situação que você deseja. Ao abrir os olhos você irá ter um guia próprio para como você irá se comportar naquela situação desejada.

Eu particularmente, costumo sempre meditar, pensar, estudar, ler, fazer com que minha mente seja trabalhada constantemente, além do físico é claro, um samurai tem que se manter sempre limpo de corpo e espírito, mas nunca se esquecer de treinar a mente e o físico, todos os dias é dia de treino e estudo diário. Mantenha a concentração! Ao treinar Kihon, Kata e Kumitê a concentração é algo que nunca deve ser levada ao modo de brincadeiras, treine sempre com seriedade.

Treine a mente, treine o espírito, treine o corpo, e nunca deixe de estudar constantemente cada passo que você dar! Assim vamos ficando fortes em todos os aspectos e nosso estado de Zanshin (alerta) estará mais ativo.

*Um pouco de reflexão sobre como manter a concentração e fazer o trabalho mental diariamente.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Seja Bem-Vindo 2020!

2020 já começou e como primeiro post do ano vou falar um pouco sobre o retorno aos treinamentos. Não sei, mas acho que pra muita gente o ano já começou no dia 1º (normal), mas pra mim começou exatamente hoje! Agora é a hora e o ano pra colocar todas nossas metas em prática e sem desculpas!

Todos conseguem chegar ao objetivo desejado, porquê você não vai conseguir?! Na verdade tem que trabalhar primeiro a mente e depois o corpo. E falando sobre mim, no início do ano passado (2019) eu estava pesando exatamente 92kgs, tudo por motivos pessoais, mas sabe aquele momento que você se olha no espelho e odeia o que vê, bem eu estava odiando como eu estava, gordo, dormindo mal, comendo mal (só besteiras) e nada de praticar Karatê-Dô ou qualquer outro exercício físico.

Foi então que eu e meu Sensei, Yuri decidimos ir pra academia de musculação, eu odiava musculação, comecei treinando e tal, acabei me apaixonando e se tornou meu 2º esporte e desde então nunca mais parei. Decidi permanecer no peso entre 80 e 82 kgs pra quê eu tivesse meu tempo pra comer o que eu quisesse e esse ano uma das minhas metas é a hipertrofia e é algo que já comecei a colocar em prática.

Já iniciei a rotina dos treinamentos, a minha agenda desse mês já tem bastante treino, curso, encontros de Karatê-Dô tudo marcado e é algo que vou aproveitar, observar e absorver e claro, passar adiante! Essa é o aprendizado, aprendemos e devemos colocar em prática aquilo que absorvemos, é assim no Karatê-Dô e na vida!

É isso, não vou me estender muito, apenas esclarecendo alguns pontos importantes aqui pro blog para que vocês meu caros leitores possam seguir sempre focados, esse é o segredo para conseguir aquilo que almejamos ter; Eu Quero! Eu Posso! Mantenha essa filosofia mentalmente e converse com si mesmo, pois somo capazes de tudo e daqui a um tempo eu irei voltar ao blog, publicar umas fotos do antes e depois!

Até mais!

Mantenha o foco sempre!

Feliz 2020!

Bons treinos e resultados!

Oss!