quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Concentração



No decorrer do aprendizado no Karatê-Dô aprendemos bastantes formas para que o praticante tenha um aprendizado bastante trabalhado em termos mentais (psicológico), físicos (suportar, resistir, ter uma resistência sobre humana) e técnicos (toda parte de kihon, kata, kumitê). É de muita importância saber trabalhar com cada Karateca (praticante de Karatê-Dô) além da parte física e técnica do Karatê o significado e a importância da Mente, é preciso saber o que acontece com nós mesmos diariamente, aliás, estamos em constante evolução e pra isso é preciso dar a importância para a mente.

Se tivermos um controle da nossa própria mente, saberemos o que fazer com a parte física e técnica, parece simples falar, mas tem que haver um treino de meditação diariamente, é preciso ter concentração pra estudar e conhecer a nós mesmos, tem que sentar-se em posição de lótus e praticar zazen, estudar o EU anterior é primordial para qualquer Karateca que queira ter um desenvolvimento maior em seu aprendizado, nos estudos diários do Karatê-Dô e muitos outros aspectos, a mente tem um poder superior e ele está mudando constantemente, nossa mente de hoje não é a mesma de ontem e assim vai sucessivamente!

Por isso a concentração da nossa própria mente é um fator único; nosso pior inimigo é a gente mesmo, somos nós que tomamos as atitudes corretas ou não, somos nós que decidimos o que queremos de nós mesmos. Não basta apenas falar e falar tem que agir, colocar em prática aquilo que você mais deseja, não importa se é difícil, se agir colherá frutos, caso não, nada ocorrerá apenas o tempo terá passado e você não fez nada.

Falando um pouco sobre o meu momento de meditação, eu me coloco em zazen e começo a me estudar, saber o que de fato eu quero da minha vida, além do treinamento em si, pensar em várias situações, imaginar vários adversários, lá eu posso ter um controle maior sobre mim do que aqui no mundo real, é muito interessante e claro, muito importante para que cada Karateca estude os movimentos e aplique de forma firme e adequada.

Mas, para que haja um controle dos pensamentos requer muita “concentração”, é sair totalmente do âmbito real para um campo imaginário que pertence apenas a nós mesmos. Outro exemplo que posso citar é se você que alguma coisa que aconteça ou caso você deseja fazer alguma coisa que você gosta ou que não está conseguindo fazer e nem pensar... Apenas feche os olhos, fique na posição de zazen e comece a imaginar de forma naturalmente como você agiria ou como você queria que você agisse na situação que você deseja. Ao abrir os olhos você irá ter um guia próprio para como você irá se comportar naquela situação desejada.

Eu particularmente, costumo sempre meditar, pensar, estudar, ler, fazer com que minha mente seja trabalhada constantemente, além do físico é claro, um samurai tem que se manter sempre limpo de corpo e espírito, mas nunca se esquecer de treinar a mente e o físico, todos os dias é dia de treino e estudo diário. Mantenha a concentração! Ao treinar Kihon, Kata e Kumitê a concentração é algo que nunca deve ser levada ao modo de brincadeiras, treine sempre com seriedade.

Treine a mente, treine o espírito, treine o corpo, e nunca deixe de estudar constantemente cada passo que você dar! Assim vamos ficando fortes em todos os aspectos e nosso estado de Zanshin (alerta) estará mais ativo.

*Um pouco de reflexão sobre como manter a concentração e fazer o trabalho mental diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário