quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Curso: Fundamentos Técnicos com Sensei Celso Rodrigues 8º Dan (02.11.2019)


No último sábado (02.11.2019), estive presente no Curso de Fundamentos Técnicos com Sensei Celso Rodrigues 8º Dan aqui na cidade de Eusébio-CE (Região Metropolitana de Fortaleza) especificamente no Ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá. Foi um dia muito proveitoso e com bastante aprendizado. Até então, não conhecia Sensei Celso Rodrigues, mas pelo pouco de tempo que estive com ele no curso, gostei muito de sua postura, quanta humildade em pessoa, realmente alguém que carrega os princípios do Karatê-Dô com verdadeira maestria!

Bom, para uma explicação melhor, conforme vou escrevendo, vou lembrando passo a passo do que aconteceu no decorrer do curso, vou lembrando e descrevendo (para se ter uma boa explicação) aqui. Então, Sensei Celso pediu a outro Sensei pra puxar a "Ginástica" como ele falou, que seria um Alongamento, esse Sensei que não me recordo bem o nome agora (mil desculpas "mãos em prese"), puxou o Alongamento e Aquecimento, bem básico, apenas pra dá aquele comando ao nosso corpo e fazer a ativação dos músculos, após a ginástica, Sensei Celso deu início ao curso.

Sensei Celso começou com fundamento das bases do Shotokan, mostrando as diferenças com outros estilos como Goju-Ryu, Shito-Ryu, Wado-ryu, para se ter um entendimento melhor das bases do Shotokan. Fizemos então desde o princípio, começando com Heisoku-Dachi, Musubi-Dachi, Heiko-Dachi, Zenkutsu-Dachi, Kokutsu-Dachi, Kiba-Bachi.

Sensei Celso explicando as bases disse que "as bases seguem de acordo com a largura dos ombros" ou seja, a largura da minha base, não vai ter uma extensão igual a sua e assim sucessivamente. Até então, eu tinha noção que eu tinha que manter as bases na largura dos meus ombros, mas não todas as bases em si, isso é muito interessante!

Ainda sobre as bases, Sensei Celso passou por cada base nos mostrando alguns detalhes importantes que devem ser treinado e aperfeiçoado, sempre! Aliás, Karatê-Dô é detalhe, se os detalhes não tiverem encaixados, nosso Karatê não irá evoluir em nenhum aspecto, é por isso que existem cursos para que possamos nos atualizar com as técnicas.

Após as bases, passamos com o posicionamento do Hikitê (puxada correta do braço), se os cotovelos não estiverem totalmente pra trás, não vai haver um Kimê quando executar um Choku-Zuki ou qualquer outra técnica. Sensel Celso falou muito também sobre a posição correta do Zuki (soco), quando o braço volta pro quadril, o soco ele fica pra cima, mas o soco não pode "ficar torto", tem que ficar sempre reto, tem que lembrar que todo movimento é executado ao meio, toda defesa, todo ataque ele se volta ao meio, formando assim uma forma de "V", lembrando que tudo isso é o básico do básico, se não aprender o básico com afinco, não haverá uma evolução correta. Após fazermos várias repetições de Choku-Zuki (soco reto), para aprendermos a posição correta do soco, a volta do braço ao quadril (Hikitê), cotovelos bem colados para trás; Sensei Celso nos corrigiu as Bases Zenkutsu-Dachi, e fizemos um "Kihon não programado" (........) para dar seguimento ao Kata que iriamos treinar adiante. Fizemos aquela pausa para dar uma respirada e tomar uma água.

Voltamos contudo, executando novamente o "Kihon não programado" (.......), fizemos várias repetições pra fixar e podermos treinar no Dojo ou em casa mesmo para aperfeiçoar sempre. Sensei Celso começou a nos explicar que, quando fazemos o movimento de Gedan-Barai (Defesa varrendo em baixo) deve partir quando a perna que segue a frente estiver no meio do centro de gravidade, fazendo isso, o braço que vai executar a defesa de Gedan-Barai segue quando a perna partir do meio, fazendo então uma explosão ao executar o movimento; lembrando que esse detalhe não cabe apenas ao Gedan-Barai, mas sim todo movimento de Karatê-Dô, lembre-se disso!

Executando o Kata: Jion.

Fizemos então os Kata da Série Heian, Sensei Celso mais uma vez fez várias correções sobre cada movimento e técnica do Heian-Shodan, Heian-Nidan, Heian-Sandan, Heian-Yondan e Heian-Godan, fizemos várias repetições e repetições, fazendo aquela pausa com gostinho de quero mais. Voltando, começamos a treinar a defesa de Mawashi-Uke (defesa em círculo), nossa, essa eu repeti bastante com minha dupla; após executar várias e várias vezes o Mawashi-Uke, executamos o Kata: Jion e todo seu detalhe pra poder então iniciar a prática. "Lembre-se que todo movimento sai de dentro, ao executar o Jion, cumprimente e não deixe os braços abertos, mas ao término do cumprimento os braços, principalmente os cotovelos saem de dentro, assim que dá início ao Kata: Jion" nos falava Sensei Celso. Após várias repetições mais uma pausa.

Ao retornamos, era vez de executarmos o Kata: Bassai-Dai, Sensei Celso corrigiu as diferenças entre Bassai-Dai e Kanku-Sho em alguns detalhes que se não praticarmos constantemente, ao longo do tempo vamos "confundindo" alguns detalhes importantes; essa ressalva é pra todos os Kata. Voltando a executar o Kata: Jion diversas vezes, passamos a executar então o Kata: Kanku-Sho, fizemos várias repetições do início do Kata pra ver se aquele fundamento no qual "toda técnica sai após a perna partir do meio do centro de gravidade, fazendo então uma explosão ao final do movimento", repetimos o início do Kata: Kanku-Sho diversas vezes para que Sensei Celso tivesse certeza que tínhamos pegado.

Toda vez que Sensei Celso nos corrigia ele nos falava que "não estava nos corrigindo de maneira grosseira ou que sabia mais que ninguém, ele estava querendo que a gente aprendesse"; ele repetia muito isso porque disse que em um dos seus cursos uma pessoa reclamou falando que ele estava querendo ser mais que alguém no dia do seu curso, mas ele deixou bem claro que quem estava ali era pra aprender e sempre ressaltou que não quer deixar a pessoa com vergonha, mas quer sempre repassar seus ensinamentos, por isso que agora em todos os seus cursos ele fala que não quer ser melhor que ninguém.

Sensei Celso Rodrigues 8º Dan, Sensei Ronnie Von 6º Dan e Eu 1º Dan.

Hora do almoço estava chegando e ficamos esperando... após algumas horas todos nós tristes de esperar o almoço rsrs começamos a matar o que estava nos matando hehehe. Após o almoço ficamos ali conversando sobre Karatê e Sensei Celso nos contando suas experiências que já passou, eu estava conversando com ele como se já nos conhecêssemos a bastante tempo; é incrível como o Karatê-Dô tem um poder imenso de conectar pessoas!!!

Retornando e pro sangue voltar a esquentar novamente, executamos o Kata: Bassai-Dai, Kanku-Sho várias vezes... passados então algumas horas a mais, pra finalizar executamos o Kata: Kanku-Dai e claro, fazendo todas correções e seus detalhes importantes. Pro final do curso fizemos aquela foto de encerramento com todos recebendo seus certificados de participação do curso.

Enfim, foi mais uma experiência incrível, uma honra que tive de conhecer Sensei Celso e sua grande humildade em pessoa, fiquei com aquele gostinho de quero mais; uma honra mais ainda é Sensei Ronnie Von nos conceber Sensei Celso em Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza) com certeza haverá próxima vez e eu estarei presente sem sombra de dúvidas!

O aprendizado não tem fim e o quanto a gente puder se conectar com pessoas que carrega o Karatê-Dô no sangue, teremos só a ganhar, aliás, Karatê-Dô é rico não só em técnica, como também é rico em conectar pessoas dos mais diversos lugares!


Obs: Fiz uma explanação bem rápida para se ter uma ideia de como ocorreu o curso, não fiz nada muito detalhado pois o curso foi muito longo e bastante proveitoso, desde de já agradeço a compreensão!

Recebendo o certificado ao lado dos Sensei.

Grande abraço!

Oss! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário