
Com isso, Sensei Gichin Funakoshi enfatiza muito em seu livro: Karatê-Dô - O Meu Modo de Vida (1994, Cultrix) como ele era muito amigo de Sensei Jigoro Kano (Criador do Judô) houve essa troca, Sensei Gichin Funakoshi herdou o sistema de graduação de cores, pois ele acreditava que era um bom método didático para que então, cada praticante fosse avançando gradualmente nos treinos e conforme vai avançando nas faixas o nível de dificuldade técnico vai aumentando assim como a responsabilidade.
Inicialmente, no Karatê não tinha esse sistema de cores que temos hoje, antigamente era só a Faixa-Branca (Para Iniciantes), Faixa-Marrom (Intermediário), Faixa-Preta (Professor/Mestre/Sensei). Sensei Gichin Funakoshi tinha a maior graduação na época de 5º Dan, foi só no início da década de 1960 que foram incluídas os graus de 6º ao 10º Dan. Veja na imagem abaixo e entenda o Sistema de Graduação do Karatê-Dô Shotokan.
Obs: Kyu (quer dizer "Nível") vai do 6º ao 1 º Kyu (nível), Faixa-Branca á Faixa-Marrom. A partir da Faixa-Preta temos do 1º ao 10º Dan.
_________________________________________________________________________
Veja mais nos links:
_________________________________________________________________________
Grande Abraço!
Oss! ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário