Dojo-Kun (Escrita em Kanji). |
O Dojo-Kun (道場訓), são preceitos de treinamento que toda academia (Dojo) possui; na verdade cada organização ou linhagem possui seu Dojo-Kun; Estes ensinamentos que deve ser seguido por todo Karateca é uma forma para que o praticante se doutrine através da prática, seguindo o lema do do dojo o praticante começará a repensar toda sua concepção de que, tem que se manter íntegro consigo mesmo e fiel á todos. Mas aí chegamos a outro ponto, como "se manter íntegro" se o próprio Karatê ensina a nos dar socos e chutes?, na verdade todos pensam assim! Como resposta eu digo, que treinamos as técnicas para que nelas possamos nos tornar melhor!
O Karatê-Dô é uma arte marcial que foi feita pra tirar seu oponente de combate ou melhor, o Karatê foi feito para defesa pessoal, todo treinamento que recebemos é uma consequência ou seja, o Karatê não foi feito para ficar sarado, foi feito pra "guerra" e o corpo bonitinho e sarado é uma consequência do treino diário (desde que você cuide mesmo do seu corpo!).
O Karatê-Dô não é uma religião e religião não se mistura com artes marciais! E toda sua, "nossa" educação vem da nossa família e seguindo o Dojo-Kun você poderá colocar mais ênfase á toda sua educação e claro, sua vida. Honestidade aprendemos em casa e o Dojo-Kun pode mostrar um caminho para se seguir ainda mais num país (Brasil) com muita gente que quer "Se Aproveitar" do próximo com "Jeitinho Brasileiro", disso o Dojo-Kun te deixará livre com certeza!
Uma vez num treino conversando com Sensei Yuri sobre defesa pessoal, bullying na escola (nunca sofri, mas tinha gente ali no treino que sofria) ele nos dizia pra a gente nunca ser "besta" se alguém fosse mexer com um de nós, apesar que o Sensei Yuri nunca gostasse que a gente nos metesse em briga ou essas coisas e que tínhamos que sempre lembrar do que o Dojo-Kun nos dizia... nunca era pra gente se dar por vencido e se algum desses "engraçadinhos da escola" fossem mexem com nós avisaríamos uma, duas ou três antes de dar um "tá ligado" pra que o engraçadinho nunca mais mexesse, não era pra machucar pra chegar ao ponto de ir para o hospital, era só um "tá ligado" mesmo pra ficar experto e pensar duas vezes antes de mexer com quem não mexe com ninguém. Levo isso comigo até hoje.
Pois bem, é uma explicação prática bem simples de que usamos o Karatê-Dô da forma correta, querendo ou não isso também se torna Defesa Pessoal e uma forma de mostrar que não queremos briga com ninguém...
Outro ponto muito importante a se falar sobre o Dojo-Kun e que, durante todo esse tempo eu ouvia a falar que o criador do Dojo-Kun tinha sido o próprio Sensei Gichin Funakoshi, pelo contrário, de fato não foi Sensei Funakoshi, mas foi fruto do JKA/NKK ; Sensei Gichin Funakoshi foi responsável pelo Niju-Kun (Os Vinte Ensinamentos) que falaremos sobre ele num próximo post!
Segue abaixo o Dojo-Kun:
- Primeiro, Esforça-se para a formação do caráter.
- Primeiro, Criar o intuito de esforço.
- Primeiro, Respeitar acima de tudo.
- Primeiro, Conter o espírito de agressão.
- Primeiro, Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
*O "Primeiro" antes de qualquer ensinamento, quer dizer que, nenhum é mais importante do que o outro, na verdade, cada um tem sua importância e nunca deve ser entendido como apenas "um ensinamento", mas todos os 5 axiomas devem ser entendido como "um".
Concluindo... repense seus conceitos perante o Dojo-Kun, seja disciplinado não só no Dojo, mas na vida, sendo assim, será uma pessoa bem vista, uma pessoa/Karateca que segue o verdadeiro caminho do Karatê-Dô.
Grande abraço!
Oss! (押忍!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário