segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Desafio dos 100 Kata! / 100 Kata Challenge!


Em decorrência ao Dia do Karatê que foi nessa última sexta-feira que passou-se (25.10.2019), consegui fazer o "Desafio dos 100 Kata" ontem no Domingo (28.10.2019), confesso que nunca tinha experimentado, foi minha primeira experiência e foi algo espetacular, pois apesar de ser um evento organizado pelo inglês James Pankiewicz, praticante de Karatê Shorin Matsubayashi-Ryu, aluno de Aragaki Sensei. James reside em Okinawa há 9 anos com o objetivo de treinar o Karatê Tradicional de Okinawa. Desde então, James vem desenvolvendo um evento que abordasse o Karatê em todos os aspectos para que atribuísse vários mestres dos mais variados estilos de Karatê, para que juntos, além de realizar os 100 Kata (ou não rsrs), promover a internacionalização e mostrar que apesar dos diversos estilos de Karatê-Dô somos apenas um.

Exausto! Porém, renovado.
E pensando no aspecto de que o "Desafio dos 100 Kata" é um desafio e tanto, resolvi me submeter ao desafio, pois, querendo ou não, exige bastante muita concentração e físico! Depois de ter realizado o "Desafio dos 100 Kata" pude compreender melhor o que significa exaustão no só fisicamente, como também, mentalmente, isso sim ferrou bastante! rs

Além disso, poder fazer o "Desafio dos 100 Kata" é poder provar que podemos executar 100 Kata, é provar para si mesmo que possuímos muita disciplina física e mental para poder fazer isso. Acho que num treino normal no Dojo não chegamos a executar 100 Kata propriamente dito, pois no treino possuímos um determinado assunto a ser abordado, podemos até fazer no Dojo, mas aí o Sensei teria que repassar para nós como objetivo naquele determinado treino.

Sobre o Desafio dos 100 Kata de ontem... comecei executando o Kata: Heian Sandan, repeti ele 25 vezes, quando percebi que a coisa já estava ficando cruel, mudei de Kata, foi a vez então do Kata: Tekki Shodan, segui repetindo ele 5 vezes pra completar os 30. Seguindo em frente, executei o Kata: Bassai-Dai apenas uma vez, vi que além de ser um Kata longo, eu já estava bastante ofegante ao executar os Kata 31 vezes rs. Retornando ao Kata: Heian Sandan, dei continuidade foi então que cheguei a 40 repetições, tomei água após as 40 repetições e retornei as execuções. Chegando a 50 repetições comecei a executar os Kata: Tekki Shodan, Nidan e Sandan, até então o que mais predominava ao executar os 50 Kata era só respiração muito ofegante e a mente começando a mandar sinais ao meu corpo, pedindo para parar, como um Bushi (guerreiro) determinado que sou, não obedeci aos comandos da minha mente e segui em frente. Pra fechar 60 repetições executei o Kata: Hangetsu (na sua forma mais lenta possível e mantendo sempre a respiração) apenas uma vez. 61 repetição e aquele vontade de nunca desistir perseguia em mim, não vou me dar por vencido eu sei que consigo, sou jovem! Pensamentos como esse passando em minha mente, continuei executando o Kata: Heian Shodan, sério tinha hora que eu pensava que ia entrar em estado de nirvana (Budismo), pois eu executava com tanto KIMÊ, que achava que já tinha dominado o Heian Shodan por completo, mas era apenas algo que minha mente passava para meu corpo, mandando comandos para não desistir e que eu já estava quase chegando lá. 70 repetições e foi onde realmente veio a dificuldade, parecia que aquilo não ia acabar, eu já estava começando a sentir as articulações dos joelhos, meu calcanhar já estava pedindo arrego rsrs meu Koshi (bola do pé / peito do pé) já estava ardendo tanto das execuções de Heian Shodan e Tekki Shodan, mas não desisti. 71 á 80 repetições fiquei variando entre os Kata: Tekki Shodan, Nidan e Sandan. Retornando ao Kata: Heian Shodan executei ele as 10 vezes seguidas para completar 90 Kata. Faltava então apenas 10 execuções, executei então o Heian Shodan mais uma vez e dali por diante executei novamente os Kata: Tekki Shodan, Nidan e Sandan. Finalizando então os 100 Kata, executei por último o Kata: Tekki Shodan, totalizando então cerca de 01:41:03 segundo de treino e completando então o "Desafio dos 100 Kata", vibrei por ter conseguido completar algo tão surreal e não me senti cansado após o treino, me senti renovado!

Obs: Ouve algo momento nos primeiros 25-26 Kata no qual executei o Kata: Heian Yondan apenas uma vez, parece que de tanto executar a gente vai perdendo o foco de se preocupar em qual Kata iremos executar, foi então que acabei esquecendo de mencionar rsrs.

Após ter completado o Desafio dos 100 Kata, posso afirmar que numa certa determinada quantidade de execuções nossa mente manda comandos para nosso corpo como se estivesse tomando controle total dele, e a exaustão vem e a coisa vai só piorando rsrs. E de repente aquele KIAI que antes estava forte e vigoroso começa a se degradar conforme vamos avançando nas repetições, começamos então a deixar de se preocupar em ser visto como correto, com os detalhes irritantes ao redor e com as mensagens de exaustão do nosso corpo, então, a gente começa a se encontrar num espaço onde nossos movimentos fluem sem muito pensamento, onde o corpo aceitou a sequência e o ritmo e a mente relaxa. Esse então é o verdadeiro estado de MUSHIN "Sem Mente".

Meu Karatê-Gi ainda totalmente sujo do Desafio dos 100 Kata.
Por fim, foi minha primeira experiência com o "Desafio dos 100 Kata" espero ir crescendo cada vez mais conforme vou completando cada Desafio anualmente, mensalmente ou ainda semanalmente, depende muito do tempo que eu tiver, mas com certeza o Desafio dos 100 Kata sempre estará presente em meus treinamentos e objetivos a ser obtido. Contudo, espero que mais Karatecas possam realizar e completar o Desafio dos 100 Kata é realmente uma experiência e tanto! Enfim, vamos suar o Dogi e nos testar a cada treino e a cada dia!

_______________________________________________________________________

Veja mais nos links:





_______________________________________________________________________

Grande Abraço!

Oss! ^^

2 comentários:

  1. É incrível como lendo você narrar os fatos a gente meio que se transborda para o momento do desafio (deveria ter assistido 🤦🏽‍♀️), sua narração é tão detalhada e tão cheia de sentimentos (como todas as vezes que você fala de karatê) que leva a gente pra esse momento. Um momento que dá pra ver que tem muito significado pra você, e acho q o principal (pelo menos o q consegui enxergar na leitura) é a resiliência e a persistência, que mesmo que as coisas não estejam favoráveis temos q continuar sempre e ganhar da nossa mente, que muitas vezes nos sabota. Enfim, muito feliz por você ter completado esse desafio meu amor, espero que sua experiência inspire muitas pessoas a fazerem o desafio porque como você disse ele trás muitos aprendizados. Beijos, OSS!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu amor, fico feliz que através das minhas palavras e sentimentos você possa sentir exatamente como me sinto quando treino ou falo a respeito do Karatê é algo muito gratificante, acho que esse foi o principal motivo pra estar escrevendo neste blog. E nossa mente meu amor é a chave principal que comanda tudo, se a gente não tiver um controle total de nós mesmo, seremos sabotados por ele, por isso o treinamento tem que ser constante para que possamos vencer a gente mesmo a cada dia. Muito obrigado pelas palavras meu amor, sem você e com certeza sem o Karatê-Dô eu não seria nada! Espero que o Desafio dos 100 Kata seja praticado por todos!! Beijos! OSS!

    ResponderExcluir