terça-feira, 8 de outubro de 2019

É oficial, estou de volta ao Jiu-Jitsu / 柔術



Depois de 7 anos com a Faixa-Azul de Jiu-Jitsu mofada rsrs, estou de volta aos treinos. Eu não larguei o Jiu-Jitsu, eu simplesmente tenho como prioridade sempre o Karatê-Dô, que é minha base sempre, eu apenas não tinha tempo o bastante para poder continuar aos treinos de BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu), e agora então tenho tempo e é aí que resolvi tirar o mofo da minha Faixa-Azul rsrs.

Consegui minha Faixa-Azul de Jiu-Jitsu há 7 anos atrás com um antigo Professor que tem como apelido "Fofão" pelo seu jeito de ser grande, orelhas estouradas... foi ele o responsável por me graduar Faixa Azul, desde então eu sempre tinha amigos que treinavam o Jiu-Jitsu e me convidavam para treinar, eu como sou maníaco por artes marciais e como eu estava sempre parado no Jiu-Jitsu, ia tirar esses "ralas" (forma de dizer "tirar um combate", "lutar") com eles.

Acho que por conta desses "ralas" que eu tirava com esses amigos, eu sempre mantive a noção do Jiu-Jitsu, claro que é uma outra dinâmica, é uma arte marcial "diferente" no sentido de usar alavancas, chaves de braço, chaves de perna, projeções nem tanto, mas tem também, enfim, mantive a noção sempre que alguém me convidava pra um "rala".

E no Karatê-Dô somos ricos em chaves de braço e perna, torções, quedas, temos sim! com certeza, basta parar pra estudar os Kata e ver que somos ricos de tudo, o que diferencia é que o Karatê-Dô não é uma luta de chão em específico, é tipo, cada um tem sua importância e sua forma de aplicar.

Falando agora de um outro modo, acho que temos que expandir nossos conhecimentos, não tenho preconceito com nenhuma arte marcial, eu sempre friso para meus alunos que, se você quer treinar mais de uma arte marcial, tudo bem, treine! mas lembre-se que apenas uma será sua base, as outras que você optou por treinar, será apenas um espelho que você irá olhar e dizer, olha eu treino também, gosto da dinâmica, estou praticando pelo exercício físico, estou praticando pra perder peso, etc.

São vários motivos que treinamos ou fazemos as coisas que queremos, tem que agir com cautela, saber onde estar se metendo e não treinar por treinar, tem que ter um motivo. É dessa forma que repasso para meus alunos, saber o que ele quer da vida, isso serve também para aqueles Sensei que tem a mente fechada, acho que quanto mais besteira pra si mesmo, é pior, há várias oportunidades, e é nessas oportunidades que temos é onde temos que se firmar, pois conhecimento nunca é demais.

Voltando ao Karatê-Dô, há um pensamento em específico que Sensei Gichin Funakoshi nos deixou, que fala exatamente o que eu levo comigo sempre, e nos diz o seguinte: "O Karatê é a base de todas as artes marciais". Sem dúvida, pode-se discutir longamente a respeito: coloque uma espada na mão vazia do praticante de karatê e você terá a arte do Ken-Jutsu; um bastão e terá a arte do Bo-Jutsu; uma lança e terá a arte do So-Jutsu. (Mestre Gichin Funakoshi)

É exatamente isso! não há outra explicação, nós "karatecas" (não existem plural na língua japonesa, mas aqui coloquei no plural, pra ter um fácil entendimento que estou me referindo "ao modo como é chamado o praticante de Karatê"), temos facilidade de ligar com as outras artes marciais, sim! falando de um modo geral, o Karatê-Dô é extremamente eficaz, muitas pessoas por aí acham que o Karatê é coisa de criança, mas, mal sabem elas que o Karatê-Dô é poderosíssimo, basta treinar sempre com foco e seriedade que o benefício tanto mental e das técnicas virão.

Esse é um pensamento que Sensei Gichin Funakoshi nos deixou, falando de um modo para nunca nos limitarmos há nada, temos que estudar nosso Karatê-Dô diariamente, mas isso não quer dizer que nós não podemos conhecer ou práticar outra arte marcial, pensem bem, leiam o Niju-Kun, o Dojo-Kun, acho que estão esquecendo.

Bem, acho que ficou bem claro o que eu quis dizer, retornei aos treinos de Jiu-Jitsu, já tava mais que na hora de tirar o mofo da Faixa Azul hehe. Fico por aqui, treinar, treinar e treinar, esse é o segredo para a sua evolução no treinamento diário!


Grande Abraço!

Oss! ^^ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário