quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Nunca... Nunca Dobre Sua Obi (Faixa) do Karatê-Dô em Forma de Caracol!


Já faz um tempo que recebi três Karatê-Gi (Vestimenta/Roupa de Karatê) e três Obi (Faixa) usadas de um amigo do meu pai que praticava antes o Karatê-Dô e só agora eu coloquei na máquina pra lavar e as faixas fui retirar pra dar uma olhada e vi que duas estavam dobradas em forma de caracol e isso me fez refletir e lembrar sobre um ensinamento que meu Sensei repassou anos atrás. E esse texto é parte dos ensinamentos que levo comigo até hoje e minhas reflexões são espelhos de tudo isso.

Bom, nós aprendemos os ensinamentos com nossos Sensei e posteriormente aquilo que nos foi passado tem que ser repassado para as próximas gerações, isso é algo que sempre levei comigo mesmo, eu me refiro da questão da hierarquia que deve ser mantida sempre, é algo que os Japoneses mantêm em suas tradições e já falando sobre questões de tradição, hierarquia e manter a essência, no post anterior falei mais a respeito sobre, você encontrará aqui. Pois bem, da maneira que recebemos, devemos levar e sempre acrescentar algo que vem da gente mesmo, assim também teremos contribuído com o que foi nos passado.

E um dos ensinamentos que meu Sensei repassou para mim e para os outros alunos, foi que: “Nunca devemos dobrar a nossa faixa (Obi), pois só enrola quem já chegou ao final de sua jornada-caminho”. Só assim a faixa deve ser enrolada em forma de caracol, pois significa que o praticante encerrou aqui na terra seu caminho como Karateka que estudou o Karatê-Dô assiduamente e repassou seus ensinamentos para seus alunos. Apenas dessa forma se pode dobrar a faixa como tal.

Obi (Faixa) em dobradas em forma de caracol.
E às vezes quando penso o quanto de ensinamentos eu aprendi e o quanto eu ainda devo aprender e repassar... não generalizando, mas vejo que para muitos isso é besteira e não tem o devido cuidado com seus pertences, vejo muita criança jogando seu Karatê-Gi de forma errada, um exemplo mais comum é a forma como eles jogam suas mochilas na escola como se fossem bolas, vejo que a educação passada de geração á geração é bastante diferente.

A forma como agimos é a forma como somos vistos e é assim que somos mal falados perante a sociedade, apenas agindo da maneira correta não teremos essa “má fama”, ao certo devemos ser aquilo que queremos ser, mas me refiro de sua educação, de sua postura como pessoa esse é o mais importante.


Portanto, a tradição de nunca dobrar a faixa tem que ser mantida sempre, pois faz parte dos conceitos filosóficos do Karatê-Dô e todo praticante-estudante do caminho deve manter sempre em mente e sempre em prática, repasse para outros e seja sempre verdadeiro (fiel) ao caminho das mãos vazias.

Forma correta de dobrar e guardar a sua Obi (Faixa).
Grande Abraço!

Oss! ^^

4 comentários:

  1. Interessante, nunca tinha pensado que a forma de guardar a faixa tinha um significado tão importante assim, os japoneses realmente pensam em todos os detalhes. E outro ponto, é a importância que um bom Sensei tem na formação de um karateca, pois como você disse foi seu Sensei que lhe ensinou isso. Belo texto, continue assim disseminando seu conhecimento. Beijos, OSS!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu amor, fico muito feliz e lisonjeado por você estar comentando meu post, só você sabe o quanto o Karatê-Dô representa pra mim. Isso mesmo meu amor, os japoneses tem toda uma forma de fazer cada coisa e nas artes marciais não é diferente, é até algo espiritual seguir todo o processo. E o mais incrível é que eu lembro cada ensinamento que o Sensei Yuri me repassou no início dos meus treinos e até hoje. Como falei meu amor, estou muito feliz por estar comentando meu post, pois você também faz parte dessa história, sempre, minha Karateka! Bjs, Te amo muitão! Oss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim meu amor, seu amor por essa arte transcende tudo, acho lindo a forma como você fala sobre isso, a forma como você vive diariamente o karatê. Fico lisonjeada por fazer parte dessa história, estarei sempre aqui meu amor. Bjs, te amo muitão. OSS

      Excluir
    2. Só gratidão meu amor, você fará parte dessa história sempre! Bjs, Te Amo Muitão! Oss!

      Excluir