Um treino de Karatê é dividido em três pilares fundamentais para o treinamento diário, são eles:
- Kihon;
- Kata;
- Kumitê.
Kihon:
É o fundamento do Karatê, é onde se treina todas as técnicas básicas na qual o praticante irá desenvolver durante o treinamento a forma de aperfeiçoar suas técnicas de ataque, defesas, chutes, socos.
Kata:
É a essência do Karatê, são movimentos pré-determinados onde se imagina vários adversários em vários pontos específicos. Em outras palavras o Kata é a luta imaginária, é uma luta interna entre nós mesmos. E é no Kata onde teremos o Bunkai (aplicação) de Goshin-Jutsu (Defesa Pessoal), é onde sai todas as técnicas de Defesa Pessoal do Karatê.
Kumitê:
É a luta propriamente dita, onde devemos aplicar todas as técnicas aprendidas anteriormente no Kihon, tanto ataques como defesas. Há várias formas de treinamento de kumitê, conforme o praticante vai avançando no treinamento o nível técnico vai aumentando (Isso serve também para o Kihon e Kata), e é sempre bom lembrar que a responsabilidade também vai aumentando, portanto treine sempre seriamente e seja respeitoso não só dentro do dojo, mas na vida diária também, é aí que devemos mostrar o verdadeiro valor como Karate-ka.
A representação de uma árvore é a mesma representação do Karatê-Dô ou seja, o Karatê-Dô é constituído por esses três pilares fundamentais Kihon, Kata e Kumitê. Assim, o Kihon, Kata e Kumitê formam apenas um, isso Sensei Gichin Funakoshi sempre nos enfatizava seja em seus treinamentos ou em seus livros.
Concluindo esse texto, treinar Karatê-Dô com o pensamento em apenas luta e esquecer os outros treinamentos fundamentais que compõem o treino de Karatê-Dô... esse com certeza não aprendeu os ensinamentos que seu sensei ou até mesmo os conceitos fundamentais do Karatê-Dô... não deve nem mesmo treinar artes marciais.
Grande Abraço!
Oss! ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário