Reunião de "25 de Outubro de 1936" com grandes mestres de Okinawa. |
Hoje, 25 de Outubro de 2019, é comemorado o Dia do Karatê (空手道の日), data estabelecida pelo decreto do Governo de Okinawa (Berço do Karatê); essa data foi escolhida como referência após uma reunião realizada em "25 de Outubro de 1936" reunindo então vários mestres em Okinawa, essa foi a reunião que definiu o nome da arte para Karatê-Dô (空手道), antes chamado de "Tô-Dê" (Mãos Chinesas). Veja mais aqui!
E não posso deixar de mencionar que todo ano no Japão, especificamente na Ilha de Okinawa (Berço do Karatê), é comemorado o Dia do Karatê com vários eventos e apresentações em diversas partes da ilha. Uma das principais apresentações é do Karate Hall (Museu do Karate) no qual vários mestres de vários estilos fazem apresentações em comemoração à data.
É de total importância todo Karateka iniciante e os mais graduados (com certeza!) saberem a história da nossa arte marcial, procurar entender as raízes do Karatê-Dô e então colocar em prática todos os dias, treinar verbalmente ou visualmente não é a melhor prática (pode ser um método pra estudar e colocar seu Karatê no lugar), mas seguir essa função como método de treinamento não é o correto; pois o Karatê-Dô tem que ser sentido diariamente, procurar entender através das dores musculares de tanto repetir um Kata é a verdadeira forma da prática, só assim entenderemos um pouco de cada dia o Karatê-Dô.
Que hoje não seja apenas "mais uma data comemorativa" ao Karatê-Dô, pois o Dia do Karatê é na verdade todos os dias e como mencionei antes: "O Karatê-Dô tem que ser vivido diariamente" e não apenas nas datas de comemoração ou exame de faixa. E mais uma vez agradeço profundamente ao Sensei Yuri por passar seus ensinamentos para mim e hoje sou um espelho do seu trabalho, eternamente grato também aos Sensei Michel, Adriano, Marciano e ao meu atual Sensei, Renshi Ronnie Von por me formar Faixa Preta a mim e ao meus outros amigos de treino, enquanto muitos não acreditavam ele veio e mostrou que cada um de nós tínhamos capacidade não só para o Exame de Faixa Preta, como também, ele acredita em nossa forma de ver e repassar o Karatê-Dô adiante.
Parabéns para todos nós Karatecas, Mestres, Alunos, Iniciantes ou não, que possamos viver diariamente o ensinamentos filosóficos e práticos do Karatê-Dô, que a família de Karatecas só venha a crescer e acrescentar mais e mais!
Treinando o Kata: Hangetsu na Praia de Icapuí-CE. |
______________________________________________________________________________
Referências de Pesquisa:
______________________________________________________________________________
Grande Abraço!
Oss! ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário